Agenda Cultural


Os Gonzaguianos


O Piauí tem hoje a maior comunidade gonzaguiana do Brasil. Formada por professores, padres, médicos, poetas, sanfoneiros, engenheiros, profissionais liberais de todas as áreas liderado pelo carioca naturalizado piauiense, professor de física, agitador cultural, Wilson Seraine.
Seu trabalho iniciou com a produção e apresentação do programa ‘‘A Hora do Rei do Baião’’, transmitido pela rádio Só Forró FM, todas as sexta-feiras, das 19:00 às 20:00 hs. líder de audiência no horário ao ponto de ser convidado dois anos depois para apresentar o programa na rádio FM Cultura na Prefeitura Municipal de Teresina. Na sua grade de programação tem entrevista ao vivo com grandes nomes da música brasileira: Lázaro do Piauí, Reginaldo Silva, Waldonis, Gonzaga Lú, Pedro Costa, Dr. Leandro Cardoso, Antonio Vágner Ribeiro, Marcos Damasceno, Chagas Vale e outros nomes.
Wilson Seraine, em seu programa ‘‘A Hora do Rei do Baião’’, conta a história de cada música tocada, o ano que foi gravado, quantas vezes e por quem. Além de contar as tornês no Brasil e no exterior. As matérias publicadas em revistas, jornais e reportagens de televisão. Quem sintoniza o programa ‘‘A Hora do Rei do Baião’’, vivencia a história do Gonzaga e o tempo da boa música tocada no rádio brasileiro. Como também conquista o carisma do público jovem que vive carente de músicas que marcaram épocas e ainda fazem história. A dedicação e disponibilidade voluntária, faz do seu programa uma boa programação para quem tem bom gosto musical.
Wilson Seraine disponibiliza do seu tempo a fazer palestras e seminários por este Brasil afora. Ao longo dos anos reuniu peças valiosas e tem hoje um dos maiores acervos musical do Rei do Baião ao ponto de despertar a TV Rede Globo que produziu uma reportagem e transmitiu em rede nacional no último dia 29 de junho no Programa ‘‘Globo Repórter’’, focalizando especificamente o trabalho do memorialista Professor Wilson Seraine e entrevistas com o humorista  João Cláudio Moreno, maestro Aurélio Melo, e Isac do acordeon.
Há quatro anos Wilson Seraine juntamente com a comunidade gonzaguiana, celebra a partida de Luiz Gonzaga da vida terrena para a vida eterna,     mas se faz presente nas programações diária das rádios brasileiras. Como diz Reginaldo Silva em entrevista concedida à Revista de Repente, edição 111 ‘‘Luiz Gonzaga não morreu, está entre a gente, está vivo’’. A celebração aconteceu dia 02 de agosto nas ruas de Teresina, iniciando a concentração na Praça Saraiva seguindo até a Igreja São Benedito onde foi celebrada a missa, e tocadas as músicas do rei do Baião: Aza Branca, Assum preto, A triste partida e outras. Esse ano foram tocadas por mais de cinqüenta sanfoneiros que se fizeram presentes. Após a missa saíram em cortejo até a Praça da Bandeira terminando a programação em frente ao Museu do Piauí com o apoio de Dora Medeiros, diretora da casa. Na procissão participa sanfoneiros de todas as idades como é o caso do garoto Isaque de oito anos de idade, natural de José de Freitas. O cortejo é aplaudido por todos teresinenses por onde passa. Vale lembrar que essa ação do professor Wilson Seraine e todos gonzaguianos, é pela causa cultural sem nenhum vínculo político partidário e sem patrocínio do órgãos públicos que têm o papel de estimular e incentivar os produtores de cultura.
A comunidade gonzaguiana já está convidando os piauienses e amantes do ícone da música brasileira, Luiz Gonzaga para comemorar o centenário do nascimento de o Rei do Baião dia 13 de  de dezembro do ano em curso, em Teresina.

Falar de Luiz Gonzaga
Que dorme o eterno sono
Soube cantar o nordeste
Ele foi, mas é o dono
Do reinado musical
Ninguém assume o seu trono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário