domingo, 11 de abril de 2010

Revista de Repente


Capa da Revista de Repente nº 86

A revista De Repente nasceu no dia 04 de dezembro de 1994, na necessidade de se criar um órgão de revitalização e divulgação de literatura de cordel, mas também a entrevista com repentistas, artistas e pesquisadores da literatura popular.
Criada para divulgar a literatura de Cordel os acontecimentos do Piauí, do Brasil e do Mundo, com objetivo de divulgar, preservar e resgatar a cultura popular nordestina, procurando por este meio registrar trabalhos históricos e nomes de poetas imortais. Nesses quinze anos de existência e experiência a revista demonstrou seu papel principal no campo do Jornalismo Cultural e intelectual. A revista foi lançada no mercado cultural com a proposta de disseminar estudos e reflexões construídos por cordelistas, pesquisadores, professores, jornalistas e amantes da cultura. Os artigos em cordéis revelam a dimensão da diversidade de temas que a LITERATURA DE CORDEL pode propor e aborda na discussão da atualidade. Atualmente a periodicidade da REVISTA DE REPENTE é mensal e distribuída através de assinaturas e vendas avulsas e livrarias, bancas de jornais e pelos seus colaboradores.
Nosso esforço também é levar a revista até a escola não para divulgar a REVISTA mas atrair novos leitores e com isso contribuindo para o futuro de novas gerações. Um país de leitores forma sociedade opinião própria de atitude, virtude, cidadania, enriquecimento cultura vastos e suas diversidades. A REVISTA DE REPENTE, vem se perpetuando ao longo desses quinze anos uma consolidação cultural já mais vivida aqui no Estado do Piauí para o Brasil e o Mundo. A preeminência adquirida ao longo dessa caminhada pesquisa afins, a intensidade e qualidade de sua produção justificam o investimento atual na criação de um espaço editorial próprio. A proposta reúne esforços e visa articular um conjunto de iniciativas que ao longo dessa jornada, vêm sendo reconhecido pelo um público ético cultural nos assuntos da CULTURA POPULAR.

5 comentários:

  1. Não passava pela minha cabeça que pudesse existir uma revista de publicação de cordel. E não é que ela existe e é uma maravilha de revista...

    ResponderExcluir
  2. Obrgada Emias, estamos aqui sim,não podemos deixar morrer o cordel, que é cultura nordestina!!!!
    abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como faço para adquirir a coleção de cordeis para a escola em 02 volumes com 45 títulos, bem como a I coletanea de cordeis produzidos por crianças, na rede municipal de ensino de Teresina (valor mais despesas postais, forma de pagamento, etc), bem como do livro As modalidades e a tecnica do repente, de Pedro Costa e o folheto O que e Cordel e seus mestres de Pedro Costa



    Aguardando resposta, desde ja agradeço a atenção



    Guilherme

    gmacedo@ufmg.br ou gmacedo67@yahoo.com.br

    Parabens pela Revista De Repente de julho 1990 No. 90.

    ResponderExcluir
  4. bom dia pedro costa voce tem numero da vivo?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Sou da Academia Campomaiorense de artes e Letras e gostaria onde posso imprimir um livro de cordel?

    ResponderExcluir